
Por falta de ambulância do INEM, avariada desde 23 de Novembro, os bombeiros recusam fazer Serviço de Urgência. Por escrito, o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Alentejo deu ontem conhecimento do fato ao Presidente do Instituto. Os Bombeiros Voluntários de Ferreira do Alentejo ( B.V.F.A.), informaram ontem por escrito, o Presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica ( INEM), que deixam de prestar ao serviço as emergência ativadas pelo Centro Orientação de Doentes Urgentes ( C.O.D.U. ), em virtude da Ambulância do INEM estar avariada à mais de 2 semanas.
O Comandante dos B.V.F.A. tinha informado o gabinete de apoio logístico do INEM que, desde 23 de Novembro, a viatura se encontrava avariada e em reparação em oficina da marca e o serviço era assegurado por uma Ambulância de reserva pertença do próprio corpo de bombeiros.
No documento a que o Lidador Noticias (LN) teve acesso, ontem enviado a Luis Meira, Presidente em substituição de Paulo Campos, suspenso de funções e alvo de processo disciplinar, António Gomes, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Alentejo, refere a que devido a avaria de outras ambulâncias de reserva ao INEM "ficamos sem condições, por falta de viaturas, para assegurar as emergências a partir de hoje", assegura.
Na missiva acrescentam que só com a viatura reparada ou outra em substituição, "recomeçaremos a garantir a emergência", justificando que do gabinete de apoio logísticos do INEM num primeiro contato " informaram que arranjavam uma viatura", face à demora e em segundo contato "fomos informados que não havia viatura para substituir", garantiu António Gomes.
Em resposta as questões colocadas, o gabinete de marketing e comunicação do INEM referiu que tomado conhecimento da inoperacionalidade da viatura, "foi dada orientação para que a mesma seguisse para reparação que esta a decorrer", justificando que à 300 postos PEM a funcionar e "é difícil fazer a substituição da ambulância em causa", rematam.
O INEM garante que esta a "procurar resolver"este problema no"mais curto espaço de tempo", como o fez com fez com outras corporações, lembrando que por vezes "existem condicionamentos a que somos alheios", concluem.
Ontem 3 horas depois da comunicação ao presidente do INEM, e apesar da falta de meios, os bombeiros de Ferreira do Alentejo ocorrerem a um acidente que aconteceu na Estrada Nacional 121, em Aldeia de Ruins, a cerca de 13 quilómetros do Quartel e depois transportaram as vitimas para o Hospital de Beja .
"Fizemos da tripas coração, para não sermos acusados de não termos socorrido a seres humanos", justificou ao LN, António Gomes.
Referindo-se a este acidente o INEM, "salienta e reconhece o esforço dos B.V.F.A. no socorro as vitimas", reiterando a preocupação em resolver a situação.
Ferreira do Alentejo fica no centro necralgico de uma serie de vias rodoviárias de grande tráfego: a A2 e o IC1, ligação Lisboa-Algarve, o IP8, troço Beja-Grândola, a EN2, ligação a Évora e a EN121, que liga a Santiago de Cacé
m e a Sines.
Sem comentários:
Enviar um comentário