Historial


 Aos 22 de Novembro de 1960, foi fundada nesta Vila a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Alentejo, foram seus sócios fundadores os Exmºs Senhores:

  • - Dr. Fernando de Vilhena Vasconcelos
  • - Dr. José Trindade Simões
  • - José Nunes de Oliveira
  • - Arnaldo dos Santos Moreira
  • - Alberto de Meneses Feio
  • - Eugénio Francisco do Rosário
  • - José da Rocha Moreira
  • - José de Vilhena Pires de Lima Nunes
 Foi seu primeiro Comandante o saudoso Arnaldo dos Santos Moreira
 Teve a sua Sede em primeiro lugar na rua Visconde de Ferreira do Alentejo, na antiga Sociedade “A Falida” e o seu Quartel na Rua Fialho de Almeida e desde 1975 encontra-se sediado no Largo dos Bombeiros Voluntários nesta vila.
Nas mais antigas Ordens de Serviço, que temos em arquivo, do então Ministério do Interior, da Inspeção de Incêndios da Zona Sul, O.S nº 13 de 15 de Julho de 1961, foi Oficialmente criado o Corpo de Bombeiros por ter sido aprovado o respectivo Alvará. Na Ordem de Serviço nº 14 de 31 de Julho de 1961, foi nomeado como Comandante José Maurício Lucas Pereira e como Ajudante Manuel António Batista. Na mesma Ordem de Serviço constam como aumentos ao efetivo, como médico chefe, equiparado a Ajudante, o Exmº. Sr. Dr. José Trindade Simões; como aspirantes: Francisco José Porta Nova, Joaquim Manuel Guia, Isidro António Favinha, José Júlio Baião, Júlio António Maurício, António Joaquim Fialho da Silva, Luís Correia Júnior, Joaquim Batista do Pereiro, José Maria Guerreiro, Diogo Gonçalves, António Carraça Magrinho; Como Cadete, Orlando Rosário Inverno; como Auxiliar, Luís António Marques. Foram estes homens dos primeiros Bombeiros a pertencer oficialmente ao Corpo de Bombeiros de Ferreira do Alentejo.
 A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Alentejo é filiada na Liga dos Bombeiros Portugueses e na Federação dos Bombeiros do Distrito de Beja, é Instituição de Utilidade Pública de Direito Administrativo.
  Esta Associação é detentora das seguintes Distinções Honoríficas: Medalha de Ouro Serviços Distintos 2 Estrelas da Liga dos Bombeiros Portugueses atribuída em 29 de Setembro de 1980; Medalha Grau Ouro Serviços Distintos da Liga dos Bombeiros Portugueses em 22 de Novembro de 1985; Medalha de Mérito da Junta de Freguesia de Ferreira do Alentejo, em 25 de Abril de 1994; Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, Grau Prata e Distintivo Azul, publicada no Diário da Republica 2ª série Despacho do Ministro da Administração Interna nº 15358/2010 em 29 de Setembro de 2010; Medalha de Reconhecimento “Vida Por Vida” da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Dafundo, em 11 de Março de 2012.
 Atualmente é seu Comandante o Sr. António Francisco Galvão Gomes, sendo seu Presidente da Direção o Sr. Vitor Roque, Presidente do Conselho Fiscal o Sr. Olímpio Fialho Raposo e Presidente da Assembleia Geral o Sr. Dr. Francisco José Gonçalves Palma Lopes.
 O Quadro Ativo do Corpo de Bombeiros é constituído por 2 Secções com, atualmente, 45 homens e mulheres, tendo ainda no seu Quadro de Honra 11 elementos e uma escola de Estagiários para promoção a Bombeiros de 14 elementos. Sendo a sua área de atuação própria a correspondente ao concelho de Ferreira do Alentejo, é requisitado algumas vezes para concelhos limítrofes e para diversos locais do País.

Sem comentários:

Enviar um comentário