
Fernando Faias, natural de Alfundão, concelho de Ferreira do Alentejo, procurava apagar um início de incêndio que deflagrou em pasto e oliveiras, quando foi surpreendido pela força do vento e mudança brusca de sentido do mesmo, que o deixaram no meio das chamas.
Trabalhador na Herdade da Casa Branca, dividida entre Ferreira do Alentejo e Alvito, o individuo muniu-se de um ramo da copa de uma oliveira para procurar apagar o fogo, quando terá caído, face às alterações provocadas pelo vento.
Chamados cerca das 12.45 horas, os bombeiros das duas localidades para combaterem o incêndio, acabaram por ter como prioridade salvar o homem das chamas. Ao local ocorreu também a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de Beja que estabilizou a vítima, tendo o mesmo sido transportado para o Estádio Municipal de Ferreira do Alentejo de onde foi evacuado de helicóptero.
O meio aéreo do INEM procedente de Loulé transportou, cerca das 16.45 horas, o individuo para a Unidade de Queimados dos Hospitais da Universidade de Coimbra, em estado considerado como "muito grave".
Fernando Faias apresentava queimaduras de segundo e terceiro grau, nos membros inferiores e órgão genital, parte do abdómen, zona dorsal e membros superiores.
De acordo com uma testemunha ouvida pelo JN, o individuo terá procurado "apagar o incêndio com as próprias mãos e tentado libertar-se da roupa", o que originou que as chamas se apossassem do corpo.
Para o combate ao fogo e a assistência a Fernando Faias, foram mobilizados 14 operacionais das corporações de Ferreira do Alentejo e Alvito, apoiados por dois carros de combate a incêndios, uma ambulância o INEM e uma viatura de comando e a VMER do Hospital de Beja.
Fonte: http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Beja&Concelho=Ferreira%20do%20Alentejo&Option=Interior&content_id=4073927
Sem comentários:
Enviar um comentário